28/07/2017

Tons, sons e ritmos na busca da transformação

“Quando a boca se cala, o corpo fala”. É com essa frase que a rondonista e estudante da Unifenas Karina Vieira Resende, responsável pelas oficinas de Canto Lírico em Cachoeira da Serra, no município de Altamira (PA), descreve a importância de expressar-se musicalmente. Como uma forma de aliar a medicina - sua futura profissão - com a música - sua maior paixão -, Karina conseguiu trabalhar com a expressão humana através do canto para desenvolver a autoestima e o bem-estar dos participantes de suas oficinas no Projeto Rondon.


Para Karina a música e a medicina são duas artes que caminham juntas com os mesmos princípios. “As coisas tem que andar juntas. A música traz o bem-estar para as pessoas, ou seja, contribui com a saúde delas”. Em sua universidade, ela já participava de projetos para ofertar oficinas em hospitais. Foi então que trouxe a experiência que possuía para ensinar exercícios de voz e respiração.

Com as crianças menores, Karina desenvolveu atividades diferentes. Ela utilizou a dança e desenhos para auxiliar os pequenos no desenvolvimento da coordenação motora, com músicas simples. Já para os maiores, houve um aprofundamento da técnica, com exercícios para a diferenciação de timbres e vozes. Para Karina, a música é um agente transformador. “Quando alguém se envolve com a música, a pessoa dedica todo o seu tempo livre em ensaios. Ela tem outras oportunidades. A música faz de mim uma profissional muito melhor, mais sensível e humana”, comenta.


As oficinas acontecem em uma sala da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cachoeira da Serra, no mesmo distrito. A estrutura pequena não impede  que o espetáculo aconteça, já que os sons atraem espectadores encantados e novos participantes a cada ensaio. Não há um limite de idade para participar, mas a maioria dos novos cantores são crianças ou adolescentes. Muitos deles apresentam-se em cultos religiosos da localidade, mas nunca haviam participado de nenhuma aula técnica.


Foram ensaiadas duas músicas, Con Te Partirò, de Andrea Bocelli e Pra Sempre Vou te Amar, de Roberto Carlos. Ambas serão exibidas durante o encerramento das oficinas, na sexta-feira (28).

 

Texto: Marina Pessalli Favero

Fonte: Comunicação Social da Operação Serra do Cachimbo

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA